Como manter a alimentação equilibrada nas férias?
- nutrialineguerra
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
As férias são um momento maravilhoso para relaxar, aproveitar o tempo livre e viajar! No entanto, fica muito mais difícil manter uma rotina saudável justamente por ser um período de experimentar atividades que fogem da rotina do dia a dia. É fácil ceder às tentações e se afastar de uma alimentação equilibrada.
Planeje suas refeições com antecedência:
Antes de viajar ou iniciar suas férias, faça um planejamento das suas refeições. Procure por restaurantes que ofereçam opções saudáveis ou verifique se é possível preparar suas próprias refeições durante a estadia. Ter um plano em mãos ajudará a evitar escolhas impulsivas e pouco saudáveis.
Aposte sempre no equilíbrio:
É importante estabelecer um equilíbrio entre a quantidade e a qualidade da alimentação. Ou seja, nenhum alimento é proibido. O consumo de doces, frituras e processados precisa ser feito com moderação, sempre evitando os excessos, mas não deixe de aproveitar uma deliciosa refeição por medo ou restrições muito severas.
Escolha lanches saudáveis:
Se você estiver viajando ou mesmo em casa, durante o dia, é sempre útil ter lanches saudáveis à mão. Frutas, barras de cereais integrais, castanhas e iogurte são ótimas opções para satisfazer sua fome entre as refeições e evitar escolhas menos saudáveis em lanchonetes ou na próxima refeição.
Envolva-se em atividades físicas:
As férias não significam que você deva abandonar completamente a atividade física. Procure oportunidades para se movimentar, como caminhar, nadar ou fazer passeios de bicicleta. Aproveite as paisagens do seu destino para tornar o exercício mais prazeroso.
Alimentação equilibrada também nas férias das crianças! Confira algumas dicas para manter a saúde dos pequenos em casa:
Use a criatividade:
É comum que as crianças rejeitem ou tenham dificuldade para comer alguns alimentos. As férias podem ser um momento de usar a criatividade e chamar os pequenos para ajudar. Incentivá-los a participar de todo o processo, como ir ao mercado, escolher os alimentos e realizar o preparo com pratos coloridos, frescos e naturais, pode ser uma alternativa divertida e de interação entre a família.
Se reinvente:
Para estimular a criança a comer, pense em pratos que disfarçam aqueles alimentos que ela diz não gostar. Utilize abordagens variadas: picar pedaços bem pequeno no processador três diferentes tipos de legumes; misturar dois tipos de purê; enfeitar os pratos e transformar os alimentos em desenhos engraçadinhos. Faça a criança interagir com a comida de forma prazerosa, educativa e divertida.
Comentários